Rousseau e a educação pública para o bem comum


Por Luiz C.Tollstadius

Segundo Rousseau era preciso, antes de tudo - o aprendizado dos deveres - pois deles derivava toda a ética. E a ética havia de estar sempre ligada a virtude. E considerava um homem virtuoso quando este harmonizava a sua vontade particular com a vontade geral. E a este processo dava o nome de Patriotismo. Assim virtuosos eram os patriotas, pois que punham os valores coletivos acima dos egoístas valores individuais. E assim, podiam os virtuosos patriotas serem duplamente agraciados pela felicidade de estar fazendo o bem e a o mesmo tempo terem o lucro do esforço coletivo que é sempre maior do que o esforço individual.

Como se sabe - o aprendizado dos deveres - tem o seu tempo certo para iniciar. Essa educação deve ser feita, desde logo, desde cedo e na infância, pois como se diz:

É é de pequenino que se torce o pepino!”

O tempo cristalisa os bons e os maus ensinamentos, os bons e os maus exemplos, assim devemos começar cedo com a educação moral.

Mas não há de ser desses valores, uma construção meramente intelectual de argumentos estéreis e vazios, racionalismo lógico despidos de amorosidade e caridade de uns pelos outros. Pois seu fim e seu sentido não é academico, nem filosofico com brilho pessoal refletido nos olhos de platéias puramente ouvintes, que nada incorporam as suas vidas, apenas ouvem o discurso com admiração.

Antes considerar a virtude dos simples, a verdadeira sabedoria, a ciência sublime das almas naturais e não afetadas pelo saber cosmopolita ou por modismos. Simples e natural, que consiste, única e exclusivamente, em ouvir a voz da consciência na sempre ruidosa manifestação das paixões. É para esta primitiva simplicidade moral que todos nós, em sociedade, devemos retornar e é através dela que experimentaremos, outra vez, a inocência e a felicidade perdidas.

Em suma, que nesse esforço de virtude, nos irmanemos e tomemos Deus e a Pátria como Pai e Mãe Comuns, queridos pelos seus filhos, os cidadãos.

Unidos nesse pensamento, usufruir as vantagens de uma Pátria Organizada e Segura que é fruto do trabalho e empenho de todos.

Que o Governo facilite a plena participação dos cidadãos tanto no processo de construção das riquezas como também na “administração pública” e cargos públicos.

Que todos possamos votar e ser votados, e que nos sintamos em nosso País como em nossa casa, respeitando as Leis como um tesouro em comum, pois que delas vem a segurança da Justiça para todos nós.

Assim, na liberdade comum, na indissolubilidade do Estado, na mantença dos costumes, respeito às leis e amor à pátria é que se verá cada vez maior a realização da vontade geral, que por certo será sempre preferida ao privilégio de alguns poucos.

E pois nessa educação, que consiste a disseminação de valores, que nós da ONG-AJUDA acreditamos que devem ser moldados os individuos. A esse processo de moldagem do pensamento humano é que chamamos REEDUCAÇÃO MENTAL, no qual conseguimos alinhar pensamentos díspares numa única direção comum, sem destruir as individualidades e nem as paixões particulares dos homens. Pois que controlar e conter os sentimentos intensos- e vencer as frustrações- são exercícios de amadurecimento. Porém sem jamais extinguir de todo os sentimentos, pois neles temos nossa humanidade e personalidade e porque sem eles não seríamos bons e completos cidadãos.

Nenhum comentário: