REEDUCAÇÃO MENTAL E O PROJETO RENASCE BRASIL

AJ.U.D.A. – ONG

Associação para os Jovens UNIDOS DE ABRANTES

"Ajudando quem precisa somente de uma chance para mostrar do que é capaz!"


Associação, onde os voluntários se reúnem e trabalham para construir um Centro de Inclusão Social para gerar oportunidades e possibilidades para a população carente – sobretudo os jovens.





O Projeto de REEDUCAÇÃO MENTAL visa a transformação do indivíduo desesperançado em cidadão-participativo-comunitário.
Tomada a figura geométrica do circulo com um ponto no meio, podemos dizer que é nossa função trazer o indivíduo marginal para o seio da sociedade e fazê-lo cidadão. Recentemente houve uma "campanha da fraternidade" cujo o slogam era precisamente esse.

Forjar um indivíduo pleno de valores e saudável estrutura pisiquica, num desenvolvimento auto-sustentável é o nosso objetivo.
Pois a transformação da sociedade so se fará com a transformação dos indivíduos. Resta então buscar modelos a seguir. Cabe investigar os modelos sociais bem sucedidos e imitá-los.

O projeto Renasce Brasil, indica uma direção que não conseguirá alinhar o pensamento de muitos, mas mesmo assim cabe investigar seus números, análises e sugestões.

A metodologia da Análise Transacional que parece totalmente estranha ao projeto anterior, tem visão bem parecida da causa dos problemas sociais.

O Teatro do Oprimido também investiga na luta de classes, as causas da violencia, embora com outra ótica.

O metodo educacional e de alfabetização de Paulo Freire, também nos aponta caminhos bem nacionais.

E o que temos de vantajoso nessa seleção é que todos apontam para soluções reais, práticas, de enorme eficácia e rapidez de resultados. Não são modelos meramente teóricos e nem carecem de objetividade, colocam o dedo na ferida.

Utilizando o melhor dessas técnicas e métodos plenamente aceitos e consagrados - nacional e internacionalmente - é que estamos a desenvolver o método de reeducação mental. No momento presente, tratamos de preparar uma cartilha para os promovedores/multiplicadores do método de REEDUCAÇÃO MENTAL. Todavia o método é mais um conceito de se servir de ferramentas já existentes, do que propriamente desenvolver uma nova metodologia.

Em nossa cartilha trataremos de ressaltar a praticidade dessas técnicas e destacar o que de melhor existe nelas.

"Levar os homens além de si mesmos!... Eis um ideal para os que buscam um ideal." (Mario Ferreira dos Santos)

Nenhum comentário: